Publicado por: Denis Luque | 13/03/2012

A busca intransitiva

O mundo de hoje evolui a uma velocidade bem superior ao tempo de nossos antepassados. A tecnologia é uma grande aliada à velocidade das mudanças do mundo atual, trazendo com maior rapidez as informações e conhecimentos necessários para promover tais mudanças. O crescimento populacional também contribui, pois oferece uma diversificação crescente e em maior quantidade de ideias inovadoras, métodos, processos e geração de conhecimento.

Há a impressão, talvez num inconsciente coletivo, de que cada um de nós deva acompanhar a velocidade de tudo isso, em todas as coisas. Essa impressão cria uma busca compulsiva pelo novo, pelo “não sei o quê”, uma ação intransitiva apenas para não ter a sensação de ficar para trás.

A diversidade de pessoas permite a evolução do ser humano concomitantemente em muitos aspectos. Essa diversidade também contém uma gama de desejos e objetivos diferentes dessas pessoas. Cada um deve refletir e descobrir quais são os objetivos que realmente lhe agregam valor e trazem satisfação pessoal ou ainda que atendam suas necessidades. Um grande felino caçador não caça o rebanho todo de uma vez; ele foca em um animal a cada caçada.

Como lidar, então, com tantas opções disponíveis? Neste caso, o minimalismo ajuda: o menos é mais. Elimine o que não agrega valor ou o que lhe tomará um tempo ou custo que não valem a pena dentre as opções que você tem. Buscar o todo é uma ilusão que nos impede de tê-lo. Buscar cada coisa no seu tempo é o caminho para ter o todo.

Denis Luque

Anúncios

Responses

  1. muito bom texto. Foi o tema da prova do Senado Federal de tecnico. Segui mais o menos o mesmo raciocionio.

  2. Texto maravilhoso! dizer também que o mais importante das buscas selecionadas, é não deixar de lado as emoções, caso contrário não nos valerá de nada!
    Parabéns!
    Idalina


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: