Publicado por: Denis Luque | 11/12/2012

E se…

A cada instante da vida nos deparamos com uma decisão de agir, decidir, direcionar. E cada decisão gera um “e se” que deixamos para trás para ganharmos um “este aqui” ou “isto aqui” como escolha. Nem sempre acertamos em todas elas, mas buscamos ir redirecionando para acertar a grande maioria. Quando mais jovens, erramos mais. Falta-nos a maturidade de saber prever, falta-nos ainda todos os velhos erros que, hoje, mais velhos, vemos que precisaríamos cometer para aprender a decidir melhor, para nos conhecermos a nós mesmos.

Não deixe pesar os “e se´s” sobre você. Eles são uma base do que você  é hoje, são o recheio da sua estrutura, que é a sua história. Filosofar sobre eles é um bom exercício mental. Creio que vale lembrá-los de vez em quando. Nossos cérebros têm uma digestão ruminante… Os pensamentos vão e voltam, as hipóteses ecoam, intensificam-se e amenizam-se num ciclo contínuo até que determinado assunto ou tema não desequilibre mais o nosso estado emocional, nossa mente, nosso espírito e nosso corpo. Às vezes horas, às vezes décadas… Cada coisa tem seu tempo dentro de nós.

Raros são aqueles já vividos que não têm uma pessoa querida que ficou perdida no tempo entre um “ainda é cedo” e um “agora é tarde”, ou que não se ressinta por uma negociação mal concluída por ansiedade, ou que não se amargure por ter ferido alguém querido com palavras que saíram da boca antes do filtro do sentimento ecoadas apenas pela emoção de um momento, ou por não ter se permitido ajudar alguém porque “não tinha tempo”, ou por ter deixado de viver os últimos momentos agradáveis com alguém que se ama por conta de compromissos…

Não podemos reviver os “e se´s” que deixamos para trás, mesmo porque isto deixaria um outro “e se” no vácuo: o que você realmente escolheu. Mas podemos refletir e usar todos esses recheios que já vivemos para decidir o próximo “e se” com mais tranquilidade e confiança!

E se eu não tivesse escrito nada disto? E se você não tivesse lido nada disto? E se…

– —Denis Luque—–

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: