Publicado por: Denis Luque | 22/10/2013

Peraí…

Expressão cunhada nos moldes da velocidade linguística e da velocidade da informação dos tempos atuais, a expressão idiomática peraí tem um sentido próprio e, se analisado com mais profundidade, possui uma leitura rica do significado daquele momento em que é dito ou escrito.

Na linguagem verbal, peraí dito devagar e baixinho demonstra um arrá, já saquei! Agora, se dito alto e o íííí estica com entonação forte, ele certamente escondeu um palavrão, no estilo me espera, #$@%*#&#$! Dito repetidamente e ligeirinho, está significando dor (de barriga, muitas vezes) ou um aperto no sentido de desespero, do tipo nãããão… fdeu!. Se também dito repetidamente, só que devagar e pra si mesmo, hmmm, estou descobrindo alguma coisa!

A linguagem escrita dos chats também não perde na flexibilidade de significados intrínsecos. Começando com maiúscula e com reticências, Peraí… fica até educadinho, soando como um Aguarde um momento, por favor. Já no meio da frase, pode significar um que absurdo! “O camarada foi atravessar a rua mas, peraí, nem olhou pros lados!” Em caso de pânico, peraí certamente virá escrito via chat sem pontuação alguma e começando com letra minúscula. E o pânico fica maior ainda para o interlocutor do outro lado da conversa, que fica sem saber o que está acontecendo. Um veneno pra quem é ansioso!

Mas peraí…

— Denis Luque —

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: